sábado, 16 de abril de 2011

Florescer na Fé 2011


VEM AI!!!


O 3º FLORESCER NA FÉ

DIA 01/05 (DOMINGO)

CONCENTRAÇÃO AS 14h

NO LARGO DA RODOVIÁRIA




VOCÊ NÃO PODE PERDER!!




CHAME A SUA TURMA E VENHA COMEMORAR

CONOSCO A PASCOA DO SENHOR




A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA


ESSA É A CAMISA DESTE ANO

SE QUISER RESERVAR A SUA CAMISA

ENTRAR EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO DO EVENTO

VALÉRIA: 9952.5309

EVERALDO: 9930.6098

quarta-feira, 13 de abril de 2011



“Nossa Casa, Nossa Bênção” Vamos nos engajar nessa campanha!

“Nossa Casa, Nossa Bênção” Vamos nos engajar nessa campanha!

A cada dia o sonho de que a Renovação Carismática Católica do Brasil tenha sua própria casa tem impulsionado todo Movimento na busca de formas para ajudar nessa construção. Muitas pessoas têm se dedicado a colaborar e também a divulgar nossas ações em prol desse objetivo.


A “Ação entre Amigos Nossa Casa, Nossa Bênção” é um das formas de contribuição que a RCCBRASIL criou para a construção da Sede Nacional em Canas/SP. Lançada em janeiro, durante o ENF 2011, cada cupom custa R$10,00 e dá direito de concorrer a três automóveis Fiat Uno zero quilômetro. O sorteio está marcado para o dia 31 de julho, durante o Congresso Estadual do Espírito Santo, na cidade de Aracruz.


Os cupons estão sendo vendidos em todo Brasil através das coordenações estaduais, diocesanas e dos Grupos de Oração. Basta procurar alguém da RCC para comprar ou mesmo, ajudar na venda dos bilhetes.

Recursos serão partilhados

A Ação entre Amigos faz parte do projeto de partilha de recursos "Atos 4,32" inspirado no trecho do livro dos Atos dos Apóstolos que conta que os primeiros cristãos tinham tudo em comum. Com isso, além da obra da Sede Nacional, parte do dinheiro arrecadado com a venda dos números da ação será revertida para os escritórios estaduais e diocesanos.


O regulamento da campanha pode ser conferido no site da Ação entre Amigos "Nossa Casa, Nossa Bênção".

Quer conhecer Assis e Roma com a RCCBRASIL?

Quer conhecer Assis e Roma com a RCCBRASIL?

Saiba como participar da peregrinação em preparação para festa de Pentecostes

Já pensou em se preparar para a festa de Pentecostes em peregrinação por lugares importantes para a fé católica? A RCCBRASIL, em parceria com o ICCRS, o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica, vai realizar uma peregrinação pelas cidades de Assis e Roma, na Itália. As atividades estão marcadas para a primeira quinzena de junho.

No período de 8 a 12 de junho, o ICCRS vai promover em Assis, uma série de palestras, oficinas e momento de oração. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre a Igreja e a RCC. O evento contará com participação de carismáticos do mundo inteiro e o Brasil também marcará presença.

Depois disso, cada pessoa poderá optar por peregrinar entre Assis ou Roma. Os visitantes de Assis passarão pela Catedral de São Rufino, onde o famoso santo foi batizado, pela Catedral de Santa Clara e pela Magnífica Basílica de São Francisco. O passeio acontecerá nos dias 13 e 14.

Para quem escolher Roma como roteiro, a viagem terá duração de quatro dias, de 13 a 16 de junho. Visitas às Basílicas de São Pedro, São Paulo, São João e Santa Maria Maior estão na programação. Haverá ainda passeios pelas catacumbas e outros lugares, como o local onde São Paulo foi martirizado.

O ICCRS está organizando hospedagens com refeições inclusas em hotéis de Assis e Roma e também, transporte dos aeroportos. Para mais informações e valores da viagem, clique aqui

Se interessou? Então entre em contato com o Escritório Nacional, pelo telefone (53) 3227.0710(falar com Mário). Não deixe para a última hora, pois, o número de peregrinos é limitado.

As colaborações recebidas pelo Escritório Nacional se transformam em serviços para todos os carismáticos e fazem com que a RCC do Brasil, Movimento do qual fazemos parte e ajudamos a construir, possa avançar ainda mais no cumprimento da sua missão.

Por exemplo, graças a sua contribuição mensal, hoje temos quatro casas de missão no país, dentre elas, duas na região amazônica. Com a Missão Marajó, damos uma resposta efetiva aos apelos de evangelização e promoção humana da Igreja e da sociedade.

Onde mais são aplicados os recursos arrecadados pelo Escritório Nacional? Assista ao vídeo abaixo e saiba mais! Alegre-se! Sua contribuição está ajudando a fortalecer os vínculos de unidade dentro de nosso Movimento.



Fonte: RCC/BRASIL

sábado, 9 de abril de 2011



II ERUR-NE Encontro Regional Universidades Renovadas, RCC-Brasil


Maceió sediará Nos dias 23 a 26 de junho de 2011.
UFAL- Universidade Federal de Alagoas

Tema: “Por causa de Tua Palavra, lançaremos as redes” (Lc.5:4) e o lema: “Desbravando novos campos” (Jr.4:3)

público-alvo: estudantes, pré-universitários, universitários e profissionais

programação abrangerá mesas temáticas, workshops, missas, orações, adoração e noite cultural.

http://erurnordeste2011.blogspot.com/

Obrigada,

Alanny Véras (Coordenadora Universidades Renovadas)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Retiro de Carnaval 2011


Procure a Coordenação do Grupo de Oração de sua Cidade
para maiores informações.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

História da RCC - Parte 02

2 - O nascimento da Renovação Carismática Católica.

A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).(13)

Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:

Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado "A Cruz e o Punhal" de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes. Eu supunha, naturalmente, que o Fim de Semana me seria proveitoso, mas devo admitir que nunca poderia supor que viria a transformar a minha vida!

Durante os nossos grupos de discussão, um dos líderes colocou em tela o fato de que nós devemos confirmar constantemente os nossos votos de Batismo e de Crisma, assim como devemos ter a alma mais aberta para o Espírito de Deus. Pareceu-me curioso, mas um pouco difícil de acreditar quando me foi dito que os dons carismáticos concedidos aos apóstolos são ainda dados às pessoas nos dias atuais – que ainda existem sinais do poder divino e milagres – e que Deus prometeu emanar o seu Espírito para que se fizesse presença a todos os seus filhos. Decidimos, então, efetuar a renovação dos votos de Batismo e de Crisma como parte do serviço da missa de encerramento, no domingo à noite. Mas, no entanto, o Senhor tinha em mente outras coisas para nós!...

No sábado à noite, tínhamos programado uma festinha de aniversário para alguns dos colegas, mas as coisas foram simplesmente acontecendo sem alternativa. Fomos sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada de Batismo no Espírito Santo, no Novo Testamento. Isto aconteceu de maneiras diversas para cada uma das pessoas. Eu fui atingida por uma forte certeza de que Deus é real e que nos ama. Orações que eu nunca tinha tido coragem de proferir em voz alta, saltavam dos meus lábios. (...) Este não era, pois um simples bom fim de semana, mas, na realidade, uma experiência transformadora de vida que ainda está prosseguindo e se desenvolvendo em crescimento e expansão.

Os dons do Espírito já são hoje manifestados – e isto eu posso testemunhar, porque tenho ouvido pessoas orando em línguas, outras praticam curas, discernimento de espíritos, falam com sabedoria e fé extraordinárias, profetizam e interpretam.

Eu, agora, tenho certeza de que não há nada que tenhamos de suportar sozinhos, nenhuma oração que não seja atendida, nenhuma necessidade que Deus não possa cobrir em sua riqueza! E, no depender dele e louvá-lo com fidelidade, eu sinto uma tremenda sensação de liberdade.

Podemos tentar viver como cristãos, morrendo para nós mesmos e para o pecado, mas esta será uma luta desanimadora se não contarmos com o poder do Espírito. Ainda existem tentações e problemas, mas agora tenho a certeza e a confiança em Deus, agora ele me dá segurança. Realmente, transforma-me a viver nele. É verdade que na Crisma, nós recebemos o Espírito Santo e que nós somos seus templos, mas nós não nos abrimos o suficiente para receber em nossas vidas os seus dons e o seu poder. É certo que o Espírito Santo é o nosso professor: eu dele aprendi tanto e em tão pouco tempo!

As Escrituras vivem! Amém! Eu estou segura de que jamais poderia ter acumulado por minha própria conta tanto conhecimento, apesar de todo o esforço desenvolvido, e com as melhores intenções que tivesse.

(…) Eu me vi, de repente, conversando com as pessoas sobre Cristo, e, vendo desde logo o resultado desse trabalho! Eu jamais teria ousado fazer essas coisas no passado, mas agora, é ao contrário: é impossível deixar de fazê-lo. É como disseram os apóstolos depois de Pentecostes: “Como podemos deixar de falar sobre as coisas que vimos e ouvimos!" (…)(14) .

Estas notícias se divulgaram rapidamente, causando um grande impacto no meio religioso universitário. O “Fim de Semana de Duquesne”, como ficou mundialmente conhecido este retiro, tem sido geralmente aceito como o ponto de partida que deu origem à Renovação Carismática Católica, cuja abrangência estender-se-á, num curto período de tempo, por um grande número de países.

A experiência inicial vivida nestas universidades, caracterizada por um reavivamento espiritual por meio da oração, da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus dons, tomará corpo, transpondo rapidamente o ambiente onde foi originada.

Através das reuniões, seminários e encontros, em breve, aparecerão grupos de oração noutras universidades, paróquias, mosteiros, conventos, etc. Os testemunhos multiplicam-se, vindos dos mais variados grupos de pessoas: operários, ex-presidiários, professores, religiosos das mais diversas ordens.

Kevin e Dorothy Ranaghan ainda registram um aspecto pouco divulgado desta história inicial da Renovação Carismática:

Nossa suspeita de que essa experiência de renovação, que agora estava espalhada, não era nova para os católicos americanos, foi confirmada, quando ouvimos notícias ou recebemos cartas de pessoas ou grupos de católicos ao redor do país. Da Flórida, Califórnia, Texas, Wisconsin, Massachusetts, tivemos notícias do trabalho calmo do Espírito Santo no decorrer dos anos(15) .

Portanto, embora os primeiros momentos da Renovação tenham se dado em torno do retiro de Duquesne e apesar de estarem os americanos igualmente presentes no seu nascimento em diversos outros países, seria falso atribuir a expansão da Renovação Carismática unicamente à sua influência. Como afirma Monique Hébrard, a Renovação Carismática “explodiu quase ao mesmo tempo em todos os cantos da terra e em todas as igrejas cristãs, sem que se saiba muito bem como é que o fogo se ateou”(16) .

Para o Cardeal Suenens isto também despertou uma curiosidade, ou seja, “sem nenhum contato entre si, parece que o Espírito Santo suscitou em vários lugares do mundo experiências que, se não são iguais, certamente são semelhantes”(17).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dia Mundial das Comunicações Sociais

PARABÉNS A TODOS OS QUE FAZEM O MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM TODO O BRASIL E EM PARTICULAR DA DIOCESE DE AFOGADOS DA INGAZEIRA.


MENSAGEM DO SANTO PADRE PARA O 45º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Cidade do Vaticano, 24 jan (RV) - Foi apresentada nesta segunda-feira, 24, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Mensagem de Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no dia 5 de junho de 2011, como tema "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digita". Eis o texto integral

Download: http://www.facaseluz.hd1.com.br/cartadopapa.pdf

História Mundial da RCC

Histórico

1 - Introdução

A Igreja, ao longo de sua história, tem presenciado o surgimento de muitos "despertares"(2) e movimentos de “renovação”. Como observa o conceituado teólogo Heribert Mühlen, em muitos deles “irrompe assim, novamente, a vitalidade pentecostal da Igreja, e isso de um modo nunca previsto”(3).
O "século da Igreja", como foi muitas vezes definido o século XX, já se iniciará sob o signo de uma necessidade: o desejo da presença criadora e libertadora do Espírito.(4)
Em 9 de maio de 1897, o Papa Leão XIII publicou a Encíclica Divinum Illud Munus, sobre o Espírito Santo(5), "lamentando que o Espírito Santo fosse pouco conhecido e apreciado, concita o povo a uma devoção ao Espírito". A leitura, os sermões e livros sobre este documento influenciarão muitas pessoas, estimulando também um número importante de estudos sobre o papel do Espírito Santo na Igreja.(6)
Passadas algumas décadas e convocado solenemente no dia 25 de dezembro de 1961, através da Constituição Apostólica Humanae Salutis, a vida da Igreja contemporânea ficará profundamente marcada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).
Superando a fase apologética defensiva contra o mundo moderno, teve o Concílio o mérito de recolher e direcionar vozes proféticas do século XIX, que buscaram redescobrir a integridade e o ministério da Igreja, bem como movimentos na primeira metade do século XX, entre eles: Movimento Litúrgico, Movimento Bíblico, Movimento Ecumênico, etc., e que traziam um desejo comum: "renovar a vida da Igreja e dos batizados a partir de um retorno às origens cristãs"(7) .
Para seu promotor, o Papa João XXIII(8) , o Concílio deveria ser uma "abertura de janelas" para que um "ar novo e fresco" renovasse a Igreja.
Depois de quatro etapas conciliares, o Papa Paulo VI encerrou o Concílio Ecumênico Vaticano II em uma cerimônia ao ar livre, na Praça de São Pedro, no dia 8 de dezembro de 1965.
Tendo também sido qualificado como o Concílio do Espírito Santo, "O Vaticano II foi um verdadeiro Pentecostes como o mesmo João XXIII havia desejado e ardentemente pedido”(9) e, embora a dimensão carismática jamais deixasse de existir na realidade e na consciência eclesial, sobretudo na Lumen Gentium, em seu primeiro capítulo, o Vaticano II nos torna manifesto esta realidade não como algo secundário, mas como fundamental. Segundo este documento a Igreja é intrinsecamente carismática.
O Concílio Vaticano II não vê nenhum motivo para que se estabeleça uma oposição entre "carisma" e "ministério" ou "carisma" e "instituição"; tal como as instituições e os ministérios, os carismas são realidades igualmente essenciais para a Igreja. O Concílio consegue, assim, superar as antigas impostações dicotômicas que predominaram no campo teológico por vários anos e recupera o equilíbrio salutar da eclesiologia: o Espírito guia a Igreja e a "unifica na comunhão e no ministério; dota-a e dirige-a mediante os diversos dons hierárquicos e carismáticos" (LG 4)(10).
Na perspectiva do Cardeal Suenens, João XXIII estava consciente de que a Igreja necessitava de um novo pentecostes e acrescenta: “Agora, olhando para trás, podemos dizer que o concílio, indicando a sua fé no carisma, fez um gesto profético e preparou os cristãos para acolher a Renovação Carismática que está se espalhando por todos os cinco continentes”(11) .
Na compreensão que tem de si, a Renovação Carismática se percebe como um acontecimento estreitamente vinculado ao Concílio:
A Renovação Carismática apareceu na Igreja Católica no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática a renovação da Igreja, desejada, ordenada e inaugurada pelo Concílio Vaticano II.
Não se havia passado um ano sequer ao término do Concílio, quando em 1966 começou a despontar o fenômeno religioso chamado agora Renovação Carismática(12) .
Não sendo, pois, um acontecimento isolado, podemos localizar a Renovação Carismática como um dos desdobramentos da evolução da espiritualidade pós-conciliar.

Vem Espirito Santo - Eliana Ribeiro

Nós somos a RCC

domingo, 23 de janeiro de 2011

Equipe Diocesana de Servos

Coordenador Diocesano: Jorge Barbosa Leite

Financeiro: Maria do Carmo

Secretária: Walkíria Cléria Alves de Lima

Ministério de Intercessão: Zenaide Lopes da Silva Lima

Ministério de Formação: Klécio Araújo Freitas e Maria Pereira de Lira

Ministério de Pregação: Antonio de Lisboa Nunes Gomes

Ministério de Música: Maria Risonete Gomes e Ruann Jorge Gomes Leite

Ministério Jovem: Eduardo Bruno Martins Santos

Ministério da Criança: Ana Paula Mendes de Oliveira

Ministério das Comunicações: Wanderson Hélio Nunes Leal e Ícaro Fernando Diniz Araújo

Ministério das Famílias: O casal - Wellignton Jefferson e Roiseilma Vasconcelos Lopes de Carvalho

Ministério Universidades Renovadas: Allnny Veras

Calendário 2011

JANEIRO

08 - Reunião do Conselho Diocesano
Local: Afogados da Ingazeira - PE


21 à 23 - XVII Congresso Estadual de Servos
Local: Olinda - PE

FEVEREIRO

19 - Reunião do Conselho Diocesano
Local: Afogados da Ingazeira - PE


MARÇO

05 à 08 - Retiro de Carnaval / Reunião do Conselho Diocesano
Local: Santa Terezinha - PE


ABRIL

(em aberto)


MAIO

01 - III Florescer na Fé

Local: Flores - PE


14 - Reunião do Conselho Diocesano
Local: Afogados da Ingazeira - PE


JUNHO

(Em aberto)


JULHO

09 e 10 - Retiro de Férias

Local: Carnaíba - PE


AGOSTO
(em aberto)


SETEMBRO

03 - Reunião do Conselho Diocesano

Local: Afogados da Ingazeira - PE


OUTUBRO

08 e 09 - Congresso Diocesano de Servos - RCC

Local: Serra Talhada - PE


NOVEMBRO

(Em aberto)


DEZEMBRO

03 - Reunião do Conselho Diocesano

Local: Afogados da Ingazeira - PE